Outono de 2023 tem início às 18h25 (horário de Brasília) desta segunda-feira
O verão termina nesta segunda-feira (20) com mais previsão de pancadas de chuva isoladas em Dourados, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura mínima prevista é de 21ºC e a máxima de 28ºC. Já a umidade relativa do ar deve ficar entre 70% e 100%.
Pelo menos até às 10h de hoje segue ativo o aviso meteorológico que alerta sobre perigo potencial de chuvas intensas para municípios das regiões Centro-Sul e Centro Norte de Mato Grosso do Sul.
Com isso, pode ocorrer precipitação pluviométrica entre 20 e 30 milímetros por hora ou até de 50 milímetros ao dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.
De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, a estação agrometeorológica ativa na sede, no sul de Dourados, registrou 112.0 milímetros de chuva desde o início de março. No caso dos equipamentos instalados na Fazenda Experimental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), região oeste, foram 121.2 milímetros.
Outono
A Agência Brasil detalha que o outono de 2023 tem início às 18h25 (horário de Brasília) desta segunda-feira (20). A estação é marcada por temperaturas mais amenas e, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, especialmente, no semiárido nordestino, segundo a publicação.
Para a Região Centro-Oeste, a previsão indica que “as chuvas deverão ficar próximas ou acima da média climatológica em Mato Grosso e extremo norte de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, deverão variar entre próximas ou abaixo da média. O Inmet ressalta que, a partir do mês de maio, começa o período seco na parte central do país e as temperaturas deverão ser acima da média em toda região, principalmente no norte de Goiás, onde as temperaturas podem ser superiores a 24ºC”.