Equipes da Polícia Militar e da Polícia Federal seguiram na tarde desta sexta-feira (12) para a área de confronto entre índios e sitiantes, nos fundos da Aldeia Bororó, região oeste do município de Dourados.
Ontem, um policial militar foi ferido com uma pedrada atirada com estilingue pelos índios. O vidro da porta da viatura ficou estilhaçado.
No local, pelo menos 32 sítios e 12 sitiocas estão cercados pelos índios, que reivindicam as terras como parte da Reserva de Dourados. Os proprietários afirmam que as terras nunca fizeram parte da reserva criada em 1917.
As viaturas se concentraram na delegacia da Polícia Federal e seguiram em comboio para o local, que fica a 3 km da Avenida Guaicurus. Sitiantes relataram à reportagem que os policiais estão conversando com lideranças do grupo de índios.
Os sitiantes afirmam que desde outubro de 2018 sofrem ameaças de invasão. O local já foi palco de confrontos com feridos dos dois lados. O conflito mais grave ocorreu em janeiro de 2010, quando dois índios e um segurança tiveram de ser internados. Um menino indígena perdeu parte da mão ao pegar uma bomba de efeito moral jogada pela polícia para controlar a confusão.
Nesta semana, o clima de tensão voltou a imperar no local. Os índios ameaçam agredir as pessoas que compraram lotes e estão construindo casas e cercas.