De acordo com informações do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, a colheita da safra de soja 2024/2025 alcançou 38% da área acompanhada, o que corresponde a mais de 1,7 milhão de hectares. A região sul já colheu 45,4% da área total; seguida pela região centro, com 33,9% da área total, e da região norte, com 19,5% de área total colhida.
Com base na avaliação semanal, cerca de 2 milhões de hectares estão afetados pelo estresse hídrico, representando 46% da área total.
Todas as regiões do estado estão em pleno desenvolvimento fenológico reprodutivo. Nas regiões norte, nordeste e oeste as condições são majoritariamente boas, variando de 72,3% e 90,0%. As condições regulares nestas regiões variam entre 8,5% e 13,7%, e as condições ruins são de até 14,0%. Por outro lado, as regiões sudeste, centro, sudoeste, sul-fronteira e sul apresentam condições abaixo do potencial das demais regiões. Nestas áreas, pode-se encontrar lavouras com até 46,9% em condições ruins. As condições regulares variam entre 18,4% e 40,7%, e as boas condições estão entre 19,5% e 49,7%.
"Nos últimos sete dias, o estado registrou precipitações em todo o território, com acumulados variando entre 1,2 e 88,2 milímetros. As chuvas têm ocorrido de forma esparsa, com algumas áreas recebendo chuvas fortes, enquanto outras permanecem com precipitações leves. No entanto, isso tem permitido que as lavouras em boas e regulares condições finalizem seu ciclo", relata o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta.
Milho
Paralelamente à colheita da soja, a Aprosoja/MS acompanha o plantio do milho segunda safra 2024/2025. De acordo com o SIGA-MS, na região sul 36,7% da área total já foi plantada com o cereal, seguida da região centro com 29,1% da área total e da região norte, com 32,7% de área plantada com o milho segunda safra.