Portugal e Brasil compartilham mais do que o idioma: mantêm uma histórica relação comercial que, especialmente na última década, vem se fortalecendo por meio da expansão das exportações, diversificação das cadeias produtivas e assinatura de novos acordos bilaterais. Essa dinâmica reforça o potencial de crescimento para pequenos negócios brasileiros e portugueses, criando um ambiente favorável ao empreendedorismo. Neste cenário, o Sebrae/MS realiza, em outubro, uma missão internacional ao país europeu, com uma delegação composta por empresárias de Mato Grosso do Sul.
A missão técnica conta com 16 empresárias, com negócios de diferentes nichos em Mato Grosso do Sul, como vestuário, alimentação, artesanato, acessórios, turismo, entre outros. Desde o dia 11 e até 17 de outubro, as empreendedoras participam de uma agenda intensa de atividades, nas cidades de Lisboa, Óbidos e Porto. De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, Portugal é um parceiro estratégico para a internacionalização de empresas brasileiras na Europa, sendo uma plataforma importante para o mercado europeu.
“O Sebrae, por mais de 10 anos, tem sido referência em empreendedorismo feminino. Agora, buscamos também as ações de internacionalização, um aspecto fundamental para o crescimento dos negócios. Sabemos que é o momento de investir no potencial das nossas empreendedoras, para que possam expandirem os negócios. A missão para Portugal reforça esse trabalho, criando oportunidades de aceleração, acesso a novos mercados e apoio técnico”, pontua Amarilha.
A programação inclui agendas institucionais junto à Embaixada do Brasil, visitas técnicas a escolas de negócios, universidades e instituições como a Casa Brasil, uma plataforma de promoção de oportunidades, produtos e imagem do Brasil em Portugal organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Além disso, estão previstos painéis, encontros entre empresárias brasileiras e portuguesas, apresentação de produtos e serviços, e atividades culturais, reforçando o estreitamento das relações e a troca de experiências.
Uma das participantes da missão internacional é a empresária Bruna Coelho, à frente da marca Amodadabru Pijamas e Cia, especializada em pijamas e peças de vestuário. Com lojas físicas em Porto Murtinho e Campo Grande, ela já integrou outras iniciativas do Sebrae/MS, como a primeira missão internacional voltada a mulheres empresárias, realizada em 2024 no Chile. Na ocasião, levou uma coleção criada especialmente para o mercado chileno, com estampas inspiradas no guerreiro de Tarapacá, figura do folclore local, que fez grande sucesso.
Para Portugal, Bruna preparou uma nova seleção de peças com estampas que representam a identidade cultural, a fauna e a flora de Mato Grosso do Sul. “Eu costumo dizer que estampo sonhos em pijamas. Por isso, trouxe estampas com a arara-azul, os ipês e também a flor do rio Camalote, que é especial para mim, pois é onde está sendo construída a ponte de Porto Murtinho que fará a ligação com a Rota Bioceânica. Sempre digo que, com o apoio certo, tudo é possível. Comecei vendendo na mala e, com o Sebrae, hoje estou alcançando o mundo”, afirma.
Segundo a empresária, os resultados já começaram a aparecer durante a missão, com a abertura de contatos comerciais, incluindo uma possível parceria com uma empresária de Milão (Itália). “A missão nos projeta à porta de entrada da Europa, sendo Portugal um mercado muito aquecido e com muitas possibilidades. No primeiro evento já tive o êxito de conectar com uma empresária da moda, abrindo a possibilidade de levar os pijamas da marca ‘Amodadabru’ para Milão”, finaliza.