A Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) promoveu na noite desta terça-feira (29) uma reunião estratégica com empresários do comércio central para apresentar a proposta do projeto para as festas de fim de ano e aniversário de Dourados. A ação, construída em parceria com a prefeitura, Câmara de Vereadores, CDL, Sindicom, Secod e o Sebrae-MS, tem como objetivo transformar a região central da cidade em polo natalino de referência regional, impulsionando as vendas, atraindo visitantes e fortalecendo o sentimento de comunidade.
Durante o encontro, foi detalhado o plano de execução do evento, que inclui iluminação especial nas avenidas Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres e Joaquim Teixeira Alves, paradas natalinas com apresentações culturais, criação da Vila de Natal na Praça Antônio João, “espaços instagramáveis” (ambiente projetado para ser visualmente atraente e propício para fotos e vídeos), sorteio de prêmios, além de forte campanha de divulgação em diversas mídias. “Queremos que Dourados brilhe neste fim de ano, tanto no visual quanto nas oportunidades de negócios”, afirmou o presidente da Aced, Everaldo Leite Dias.
Segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, com população de 243 mil habitantes, Dourados é polo comercial e atrai público de mais de 456 mil pessoas, considerando a microrregião da Grande Dourados. Já em relação à saúde, a macrorregião de Dourados abrange 34 municípios, o que gera grande movimentação na cidade.
Uma das metas é atrair esse público, para que queria visitar, consumir e fomentar o comércio e a economia local. “Penso que o Natal e essas festas de fim de ano que impulsionam o comércio devem ser pensados e discutidos pelo empresário. Quando o empresário não pensa, o a prefeitura vai pensar por ele, por isso essa reunião é de suma importância para nossa classe”.
Além das atrações, a proposta também prevê ações práticas de apoio aos comerciantes, como fornecimento de kits de decoração padronizados, promoções coletivas, workshops do Sebrae e um concurso de fachadas para estimular a participação das lojas.
Durante a reunião os empresários presentes participaram com sugestões e dúvidas, reconhecendo a importância da mobilização coletiva para o sucesso do evento. A expectativa é que a ação proporcione um aumento de 30% no fluxo de consumidores no centro e até 25% no volume de vendas. A programação oficial deve começar em dezembro, mas os preparativos já iniciam em agosto, com a formação de comissões e captação de recursos.
“O sucesso desse projeto depende da união entre o setor empresarial, o poder público e a comunidade. É a hora de transformar o centro de Dourados em um grande palco de magia e prosperidade. Juntos, podemos fazer do nosso Natal o maior do interior do Mato Grosso do Sul”, conclui Everaldo.