Objetivo do órgão é que seus serviços estejam disponíveis presencialmente para toda a população até final de 2023
A Receita Federal assinou 35 acordos de cooperação técnica com municípios de Mato Grosso do Sul para instalação do Ponto de Atendimento Virtual (PAV). Das 79 cidades, a Receita tem atendimento presencial ao cidadão em nove delas, como Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas.
O PAV é um local de atendimento da Receita dentro das instalações dos municípios. O serviço é prestado por um servidor da prefeitura, treinado pela Receita Federal em Campo Grande. É destinado exclusivamente a contribuinte pessoa física. As empresas têm a maioria dos serviços disponíveis na internet, por meio de certificado digital.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Clovis Ribeiro Cintra Neto, o atendimento já alcança mais de 60% da população do Estado, estimada em 2,8 milhões. Além dos municípios, foram assinados convênios com a Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Regional de Contabilidade.
“Nossos objetivos têm sido alcançados porque contamos com o interesse dos prefeitos para que sua cidade ofereça esse atendimento, evitando que o cidadão seja obrigado a sair do seu local de residência para resolver pendências em outros municípios”, observa.
O balanço da Receita indica que há 35 acordos assinados com os municípios, dos quais 26 em funcionamento. “Estamos potencialmente em 44 dos 79 municípios, com presença em 55,7% do Estado”, destaca Cintra Neto.
Os municípios com PAV em funcionamento são Rio Verde, Chapadão do Sul, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Terenos, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Japorã, Eldorado, Aparecida do Taboado, Coxim, Corguinho, Bonito, Juti, Itaquiraí, Sete Quedas, Figueirão, Brasilândia, Alcinópolis, Paranhos, Costa Rica, Cassilândia e Maracaju.
Falta inaugurar pontos de atendimento em Itaporã, Nioaque, Amambaí, Ribas do Rio Pardo, Bodoquena, Água Clara, Sonora, Sidrolândia, Mundo Novo, Bataguassu e Paraíso das Águas.