Reunidos em assembleia geral na tarde de quarta-feira (16), no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), educadores de Dourados aprovaram paralisação geral para o próximo dia 23 de abril.
Profissionais do magistério e do administrativo decidiram pela greve de um dia nas unidades de ensino das redes municipal e estadual do município como agenda de luta das atividades da 26ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública.
De 22 a 28 de abril, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promove a mobilização nacional com o tema "Escola Pública não é Negócio. É Direito!". O evento visa alertar sobre os riscos da privatização, militarização e desvalorização dos profissionais da educação, além de fortalecer a luta por um ensino público democrático e de qualidade.
Ato público em Dourados
Em Dourados, na quarta-feira (23), os profissionais da educação se reúnem, a partir das 8h30, na Praça Antônio João, na manifestação em defesa da valorização dos professores e administrativos educacionais das escolas estaduais, municipais e centros de educação infantil.
Dentre as pautas de luta da categoria estão a defesa de concursos públicos da educação; valorização salarial; piso para 20 horas do Magistério; Piso Nacional do administrativo da educação; denúncia contra a privatização, militarização, superlotação de salas de aula, municipalização do ensino fundamental, perseguição aos professores e professoras e ataques à liberdade de cátedra; além de cobranças por melhorias de infraestrutura nas unidades educacionais.
Capital
O Simted Dourados enviará ônibus com educadores da cidade para Campo Grande, onde participam, em conjunto com delegações de outros municípios do estado, de ato público e passeata realizados pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).
Em seguida, participam de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Mobilizados em conjunto, os profissionais da educação acompanham, às 14h, no Plenário Júlio Maia, a audiência pública para discutir o novo Plano Nacional de Educação, com metas e diretrizes para os próximos dez anos, realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto.