A prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) realizará a reforma completa da Escola Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer, que recebe estudantes da região do Grande Flórida. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo prefeito Marçal Filho, que esteve no local juntamente com o secretário municipal de Obras, Jorge Luís de Lúcia. Será a primeira grande reforma de uma unidade educacional na atual gestão, que com pouco mais de 6 meses de trabalho já deu provas que é possível fazer muito mais pela população mesmo diante das dificuldades financeiras que atingem o município.
A unidade escolar atende em um prédio, na avenida José Roberto Teixeira, onde anteriormente funcionava o antigo presídio de Dourados. Com a mudança do local para a Penitenciária Estadual de Dourados (PED), o antigo prédio foi adaptado para sediar a escola, inaugurada há mais de 20 anos e que nunca passou por uma reforma completa. Com investimento superior a R$ 6,5 milhões, a grande obra prevê troca completa do telhado, esquadrias, forros e instalações elétricas e hidrossanitárias, além da reforma de todos os banheiros com novos revestimentos, louças e metais.
Também estão previstas adequações de acessibilidade, construção de rampas, piso tátil, novas arquibancadas com corrimão, reforma do ginásio, substituição do playground, calçamento interno e externo, além da instalação proteção contra Descargas Atmosféricas, manutenção das caixas d’água, construção de estacionamento e instalação de um pórtico padrão na entrada. A Escola Municipal Avani Professora Avani Cargnelutti Fehlauer atende 609 alunos nos períodos matutino e vespertino.
O prefeito Marçal Filho destaca que a iniciativa conta com recursos próprios da prefeitura e garantirá um ambiente mais seguro, moderno e acessível para alunos, professores e toda a comunidade escolar. O prazo estimado para a obra é de um ano.
“Será uma grande reforma, pois essa estrutura antiga já tem causado transtornos, quando chove, molha as salas, não tem uma arquibancada que acomode bem os alunos na quadra, nem um parque adequado”, ressaltou. “Determinei agilidade para minha equipe na elaboração do projeto executivo e agora com apenas seis meses de mandato fico muito feliz em anunciar essa obra que resultará praticamente em uma nova escola”, ponderou.
O secretário municipal de Obras Jorge Luís de Lúcia disse que o levantamento feito a pedido do prefeito Marçal Filho detectou todas as intervenções necessárias na estrutura, que por ser antiga, precisará de modificações amplas e adequações principalmente no que tange a acessibilidade. “Essa obra visa principalmente segurança, pois os telhados já representam risco, a estrutura elétrica não comporta os equipamentos da escola, de forma que a intervenção será geral no prédio e, outro ponto importante será prezar pela acessibilidade”, explicou.
Durante a reforma, algumas salas da pré-escola, primeiro e segundo ano serão remanejadas para o espaço de uma igreja próxima da unidade escolar. Outra medida será realocar o espaço interno, transferindo algumas salas de aula temporariamente para os locais que atualmente são administrativos, sem prejuízos a continuidade das aulas.
A diretora da escola Avani, Elenir Rieger Wachter fala dos desafios enfrentados no prédio e celebra o momento tão aguardado por toda equipe da escola e comunidade. “É um sonho realizado, não só para mim, mas para todos que trabalham aqui, para essas crianças e para suas famílias”, celebrou.
“Contamos com muitos problemas na estrutura, quando começa a ventar, tem uma sala que o teto começa a balançar e a gente precisa levar as crianças para a biblioteca ou para outro espaço para elas ficarem em segurança, em outro ponto o telhado cedeu, em outro a água invade, enfim por isso esse momento é tão importante”, completou.
Elenir ressalta ainda que, diferente de outra gestão que chegou a sinalizar a reforma completa e não ‘tirou do papel’, o prefeito Marçal Filho, em pouco tempo de mandato deu o encaminhamento necessário. “Em 2020 e 2021 aguardamos essa reforma pois havia sido sinalizado que aconteceria mas não aconteceu e, agora saber que teremos uma reforma completa e que o prefeito Marçal conseguiu encaminhar isso em tão pouco tempo de mandato nos deixa muito felizes”, apontou.