Dourados recebe os melhores judocas do Mato Grosso do Sul neste sábado (8). No Ginásio da Unigran acontece a Copa Dourados de Judô 2023. A competição é mais uma etapa do Campeonato Estadual, com pontuação no ranking sul-mato-grossense. A organização é da Associação Cano de Judô, com apoio da Unigran e Prefeitura de Dourados, através da Funed (Fundação de Esportes de Dourados).
A Copa Dourados deve envolver clubes de todo o Estado e espera bater o recorde do ano passado, que teve aproximadamente 700 judocas em diversas categorias, além de 200 atletas entre 3 e 8 anos na categoria não-oficial Judoquinha. Nas classes oficiais, disputas nas classes Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21, Sênior, Dangai (até faixa laranja) e Veteranos (30 anos acima), todas nos naipes masculino e feminino.
Organizadora da etapa, a única da temporada a ser disputada em Dourados, a ACJ deve participar com aproximadamente 200 judocas, entre as categorias principais e o Judoquinhas. Mas Dourados deve ser representada também por atletas de outros clubes, como o Judokan, Sakurá e o projeto desenvolvido pelo Clube Indaiá.
“Esperamos contar com o máximo possível de judocas de Dourados, não apenas da ACJ, como de todos os clubes daqui que sempre se destacam em todas as etapas pelo Estado. E vai ser um espetáculo gostoso de se ver, principalmente no Judoquinhas, que é importante para o desenvolvimento do atleta mirim e uma alegria para os pais”, conta Alexandre Cano, Sensei da Associação Cano de Judô.
De acordo com o programa, no sábado, entre 6h30 e 8h seguem as pesagens. As lutas começam às 8h com as disputas nas classes Sub 18 e Veteranos. Abertura oficial do evento, com a classe Judoquinhas, acontece às 13h30.