A Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense entra na reta final. Faltando três rodadas para o fim da competição, três times estão na disputa direta pelos dois lugares da zona de acesso, um chega com chances remotíssimas de subir e dois agora só cumprem tabela. Os dois melhores vão ocupar as vagas dos rebaixados Coxim AC e Aquidauanense FC.
Com sete rodadas completas, a liderança é da AA Bataguassu, com 17 pontos e invicto. O segundo colocado é o CR Aquidauana, com 14 pontos e o terceiro colocado é o também invicto Maracaju AC, com 13 pontos. Esses, dependem apenas dos próprios resultados para subir, já que ainda se enfrentam nas últimas rodadas. O quarto colocado é o EC Comercial, com nove pontos e oito jogos disputados, seguido pelo EC Taveirópolis, com seis pontos em nove jogos, e o São Gabriel EC, com quatro pontos em oito jogos.
Segundo o regulamento, o time que somar mais pontos em dez rodadas conquista o título e garante o acesso, junto com o vice-campeão, para a primeira divisão.
Confira o que cada clube precisa para disputar a Série A Estadual em 2026:
Bataguassu: Líder da competição, a conta para o acesso é simples: basta vencer o MAC neste sábado (18) para garantir, antecipadamente, lugar na primeira divisão. Se tropeçar, ainda joga contra o CRA, fora de casa, e contra o São Gabriel, na última rodada, em casa, para conquistar lugar na Série A.
Aquidauana: Para subir, o CRA tem dois confrontos diretos contra AAB, na nona rodada, e contra MAC na última. Antes, porém, enfrenta o lanterna São Gabriel, neste sábado, no Noroeste e, se vencer, pode subir na rodada seguinte, dependendo dos resultados do MAC.
Maracaju: Terceiro colocado, tem um ponto a menos que o CRA e os dois times se enfrentam na última rodada no que pode ser uma disputa direta pela primeira divisão. Na próxima rodada, tem um confronto complicado contra o líder Bataguassu, fora de casa e, em seguida, recebe o Comercial. Para não depender de outros resultados, precisaria vencer os três jogos.
Comercial: Depois de três derrotas seguidas, duas delas como mandante, a situação do Colorado é crítica. Para subir, apenas uma combinação de resultados quase que exata. Além de vencer MAC, dia 26, e São Gabriel, dia 1º, na última rodada, torce para empate entre CRA e MAC, na última rodada, que os dois percam para o Bataguassu, além de derrota do Aquidauana para São Gabriel já nesta próxima rodada. Tudo isso e o time campo-grandense ainda precisaria reverter a vantagem do CRA no saldo de gols, já que terminaram iguais em 15 pontos e quatro vitórias cada.