A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) publicou edital convocando eleição para escolha de seu novo presidente, após a destituição de Francisco Cezário de Oliveira, que ocupou o cargo por mais de duas décadas, decidida em Assembleia Geral Extraordinária, nesta segunda-feira (14).
O edital publicado logo após a AGE estipula que a eleição ocorrerá no próximo dia 1° de novembro, às 14h, em primeira convocação e em seguida, às 14h30, em segunda votação. A eleição acontecerá no Memorial de Cultura Apolônio de Carvalho – Auditório do MIS – 3º andar, em Campo Grande.
Podem concorrer ao cargo vago todas as pessoas que preencham os requisitos do art. 13 e 14 do Estatuto Social vigente. A candidatura deve ser formalizada por intermédio de requerimento específico e encaminhado no e-mail [email protected] no prazo de três dias corridos, contados a partir da publicação do edital, ou seja, até às 24 horas do dia 17 de outubro de 2024.
O candidato que for presidente em exercício de clube profissional de futebol precisa se afastar do mandato, durante o período de eleição, para poder concorrer ao cargo.
Cezário
Francisco Cezário, 78, comandou a FFMS por 28 anos. Em maio de 2024, ele foi alvo da Operação Cartão Vermelho, acusado de liderar esquema que desviou pelo menos R$ 6 milhões em recursos públicos recebidos através de convênios e outros repasses. Por duas vezes, foi parar na cadeia e atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica.