A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realiza nesta sexta-feira (19) o show Hermanos Irmãos: A música do Litoral Central do Brasil. O show acontece no Vibes Bar, com entrada gratuita, a partir das 20h. A capacidade máxima do local é de 350 lugares.
Composto por Jerry Espíndola, Márcio de Camillo e Rodrigo Teixeira, o trio utiliza a linguagem do universo folk, priorizando os arranjos vocais e misturando texturas fronteiriças da polca paraguaia e guarânia com influências do rock, blues, MPB e jazz.
Os músicos sul-mato-grossenses têm parceria desde 2005, com o show ‘Terceiras Intenções’, e de lá para cá só aumentam o repertório com composições autorais, além de reinterpretarem clássicos da música do MS de compositores como Almir Sater, Paulo Simões, Geraldo Roca e Geraldo Espíndola.
O trabalho dos Hermanos Irmãos se volta para o sentimento de pertencimento à América do Sul e resgata a identidade latina presente no Mato Grosso do Sul. Quem for assistir ao show pode esperar uma viagem musical pelos países vizinhos, com ritmos que cruzam as fronteiras por terras, pontes ou rios. Segundo Jerry Espíndola, esse princípio identitário é reforçado no disco Por América, de 2013, gravado em Assunção. “O disco foi produzido e tem direção de voz de argentinos e conta com a participação de músicos brasileiros, venezuelanos, argentinos e paraguaios. Isso materializou o objetivo do grupo, que é a integração”.
PARCERIAS
O show é uma realização do Corredor Científico Cultural e Tecnológico (CCCT), projeto de extensão coordenado pela professora Gicelma Chacarosqui, que tem como objetivo ampliar a oferta das ações de extensão de cultura, ciência e tecnologia do MS, descentralizando essas atividades de forma humanizada e democrática. O apoio é do Vibes Bar, que pretende firmar, em breve, novas parcerias com a UFGD.
O CCCT ainda vai realizar, ao longo de 2022, festivais de cultura, workshop de saúde vocal e mais shows, em parcerias com instituições como UFMS, IFMS – Ponta Porã e prefeituras municipais de Dourados e de Juti.