A enquete desta semana do Dourados Informa, tinha como questionamento “Você apoia ou não a facilitação do acesso a porte e posse de armas de fogo”, sendo que 63% dos participantes apoiam a ideia e 37% pensam que não.
O debate ficou ainda mais evidenciado quando na última semana o presidente Jair Bolsonaro usou o caso do serial killer de Goiás, para dizer em uma das suas lives que “arma é segurança, arma é vida”, ele afirma ainda que "arma não mata, quem mata é o elemento que está atrás dela".
A diferença entre posse e porte é que na primeira opção, é permitido ao cidadão manter a arma exclusivamente no interior da residência ou no local de trabalho.
Já o porte, é a possibilidade de circulação com a arma de fogo fora de casa ou do trabalho. Atualmente, o porte de armas é proibido em todo o território nacional, salvo exceções, como Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública, Vigilância Privada etc. Há, ainda, a possibilidade do Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) transportar o armamento até o local de realização da atividade.
Próxima Enquete
A próxima enquete do site, vai debater se “Você é favorável ou contrário a adoção da liberdade concedida para pessoas que cometeram delitos?”.
Destacamos várias liberdades concedidas nos últimos dias em Dourados para criminosos. O primeiro caso no início da semana, onde dois assaltantes foram ouvidos e liberados mesmo depois de afirmarem que se preparavam para assaltar uma joalheria e ao mais recente da “mãe de santo”, que teve a liberdade decretada pois possui filhos menores.