Mais 680 aparelhos celulares foram entregues pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) à Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed). A doação contemplou aparelhos apreendidos em unidades penais do interior de Mato Grosso do Sul, com exceção do município de Dourados.
A ação integra o projeto “Transforme”, idealizado pelo Ministério Público Estadual, por meio da 50ª Promotoria de Justiça, e conta com apoio da Vara de Execução Penal do Interior (Vepin), que autorizou a entrega.
O objetivo é contribuir com o acesso à tecnologia e desenvolvimento educacional de alunos da rede pública de ensino da capital, com a distribuição dos aparelhos às famílias mais vulneráveis. Desta forma, oportunizará a realização das atividades remotas, situação que foi agravada pela pandemia da Covid-19.
Somados aos 1.403 celulares doados no início de maio, já são 2.083 equipamentos entregues. Desta vez, os aparelhos serão formatados pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para, posteriormente, serem entregues aos alunos da rede pública de ensino.
Na oportunidade, também foram entregues à Semed 198 aparelhos com carregadores já formatados anteriormente, pela Faculdade Estácio de Sá, e prontos para uso.
Semiaberto
Neste mês, também tiveram início as doações de aparelhos apreendidos em unidades penais de regimes semiaberto e aberto da capital aos estudantes mais vulneráveis das escolas da rede estadual de ensino. Os aparelhos serão entregues aos alunos das escolas estaduais atendidas pelo projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, que realiza reformas de unidades escolares com mão de obra carcerária.
Ao todo, foram entregues 148 celulares e outros 247 estão sendo formatados pela Associação de Recicladores de Lixo Eletroeletrônicos de Mato Grosso do Sul (Recic.le), totalizando a doação de 395 celulares.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Agepen, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da 2ª Vara de Execução Penal, Ministério Público Estadual, através da 50ª Promotoria de Justiça, e Secretaria Estadual de Educação (SED).