Policiais Militares Ambientais em Naviraí receberam denúncia de possível pesca predatória, que teria sido veiculada em vídeo e fotos em grupos de redes sociais, em que o autor se vangloriava com amigos de haver capturado e abatido um peixe da espécie Pseudoplatystomas corruscans (pintado), com um 1,43 metro de comprimento.
No vídeo ele mesmo afirmava ter capturado o peixe durante pescaria no Rio Amambai, na região conhecida como Salto do Pirapó, na divisa entre os municípios de Juti e Amambai.
O peixe foi levado para um rancho na região no município de Amambai, onde teria sido gravado o vídeo e a medição. A equipe coletou informações e conseguiu identificar o homem de 41 anos, residente em Naviraí, que teria efetuado a pescaria entre os dias 5 e 6 de março de 2022.
A espécie capturada tem determinação de tamanho máximo de captura pelas normas de Mato Grosso do Sul, que no caso é de 1,25 metro, e o pescador afirmou desconhecer. Ele disse saber apenas sobre a determinação legal sobre tamanho mínimo de captura. O pescador foi autuado administrativamente e multado de R$ 900,00.