Nesta segunda-feira (13) os presidentes do Brasil Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez lançam a pedra fundamental da obra de implantação da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta.
A ponte terá 1,3 mil metros, com um vão de 360 metros sobre o rio e altura de 22 metros. Calculada para suportar grande tráfego de caminhões bitrens, a estrutura terá pista dupla e acesso para pedestres, conforme o projeto. Trata-se da principal obra da Rota Bioceânica, que vai integrar por rodovia o comércio, a cultura e o turismo de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
A obra custará 89,5 milhões de dólares, com recursos da Itaipu Binacional.
Os caminhões com soja, milho, celulose, carnes, minério de ferro, fertilizantes, lítio, sal e outros produtos daqui de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e outras regiões terão acesso a ponte depois de passar por Campo Grande, Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Porto Murtinho. Depois, seguirão sobre a ponte para o município paraguaio de Carmelo Peralta.
Segundo informações o avião do presidente do Brasil descerá no aeroporto regional de Bonito, de onde Jair Bolsonaro se deslocará em helicóptero para o local do ato, que terá duração de uma hora.