O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) reforçou a campanha Abril Verde, iniciativa nacional de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com mensagens estampadas em outdoors, busdoors e painel de LED situados em ruas e avenidas movimentadas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. As peças publicitárias trazem o slogan “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir” e ficam expostas até domingo (21).
Neste ano, o movimento busca esclarecer a sociedade sobre a importância da cultura de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e da notificação de casos para a criação de políticas públicas com foco na saúde do trabalhador e da trabalhadora.
Ao longo do mês, estão previstas outras iniciativas sobre o tema em todo o país, como seminários, audiências e iluminação de prédios e monumentos públicos. Além disso, ações também ocorrem nas redes sociais da instituição, com a publicação de vídeos animados e cards que mostram como a ausência de prevenção e o não cumprimento de normas regulamentadoras podem influenciar na saúde dos trabalhadores.
Ainda no mês de abril, serão divulgados dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), com informações atualizadas até dezembro de 2023. Lançada pelo MPT e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2015, a ferramenta reúne dados públicos e tecnologia livre para auxiliar a formulação de políticas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
A procuradora do Trabalho e coordenadora de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT-MS, Claudia Noriler, afirma que toda a programação ocorre como culminância da atuação permanente da instituição para que empregadores e trabalhadores invistam em políticas e práticas que garantam um ambiente laboral seguro e saudável. “Este mês é fundamental para acentuarmos a importância da implementação permanente de estratégias que visem a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, observou.
Em abril, as fachadas das três unidades do MPT-MS, localizadas nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, receberam iluminação verde com o propósito de estimular a curiosidade para ações de conscientização e sensibilização sobre o tema.
Nos últimos doze anos, o Brasil gastou mais de R$ 152 bilhões com benefícios acidentários pagos pela Previdência Social. Nesse período, foram cerca de 515 milhões de dias de trabalho perdidos por afastamentos decorrentes de acidentes ou doenças ocupacionais. Esses dados constam do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que também demonstra a ocorrência de um acidente de trabalho com carteira assinada a cada 51 segundos no país.
De 2012 a 2022, mais de 28 mil trabalhadoras e trabalhadores com carteira assinada sofreram acidentes de trabalho fatais no Brasil, o que representa uma vítima a cada 3 horas e 47 minutos, ainda de acordo com os indicadores do observatório.
No ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 8.928 acidentes de trabalho, sendo 8.678 típicos e 172 motivados por doenças ocupacionais, tema central da campanha Abril Verde em 2024. O estado contabilizou 55 vítimas fatais nos últimos doze meses. Frigoríficos e unidades hospitalares para atendimento a urgências estão entre os locais que mais acidentam. Esses dados são fornecidos pelo sistema on-line sobre Comunicação de Acidente de Trabalho (Concat), que permite acesso ao banco de informações da Previdência Social.
Placas de outdoor em Dourados
Avenida Marcelino Pires
Parque das Nações (viaduto no sentido Bairro-Centro)
Parque do Lago (em frente à Sertão e ABV Supermercado)
Avenida Guaicurus (próximo ao Cerrado Brasil)
Avenida Hayel Bun Faker
Avenida Weimar Gonçalves Torres (atrás da Associação Pestalozzi)
Avenida Weimar Gonçalves Torres (em frente ao estacionamento da loja Todimo)
Rua Major Capile (em frente ao estacionamento do supermercado São Francisco)
Rua Monte Alegre
Avenida Presidente Vargas (vindo de Itaporã)
BR-163 (sentido Dourados-Campo Grande, trevo de Fátima do Sul)
BR-163 (sentido Caarapó-Dourados, trevo da Bandeira).