Operando oficialmente desde o dia 9 de maio, o CISV (Centro integrado de Segurança Viária) do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), já auxiliou na recuperação de pelo menos 15 veículos e muitos outros estão em monitoramento. São casos de clonagem, veículos furtados e roubados e também veículos ligados ao tráfico de drogas.
Com trabalho conjunto de inteligência de agentes do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Ficco-MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul) e forças de segurança federal e municipais, os veículos são identificados, monitorados abordados.
Foi o que aconteceu no dia 11 deste mês com um HB20 Preto 2018/2019 que estava sendo rebocado por caminhão-guincho na cidade de Ponta Porã e estava com registro de roubo no dia 4 de maio na cidade de São Paulo (SP).
O outro caso aconteceu no dia 12 de junho na cidade de Amambai, quando uma caminhonete Toyota Hilux SW4 prata com cinco ocupantes, sendo um menor de idade, foi abordada pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e conversado separadamente com os ocupantes para saber o motivo da viagem, cada um falou um motivo.
Na vistoria feita no veículo foi constatado que o tanque de combustível tinha sido retirado recentemente. Os policiais levaram o veículo a uma oficina mecânica que ao retirar o tanque encontraram 49 quilos de cocaína divididos em 45 tabletes.
No dia 14 de junho, um veículo Corsa Wind Vermelho 1999, foi recuperado circulando na região central de Sidrolândia. O veículo possuía registro de furto feito no dia 21 de janeiro na mesma cidade.
No dia 15, também em Ponta Porã, a Polícia Militar, juntamente com o Serviço de Inteligência do Detran-MS, recuperaram um veículo Fiat Toro marrom com registro de roubo na cidade de Poá (SP), no dia 11 de setembro de 2023.
O veículo estava com a placa clonada e ao verificar o chassi, os policiais militares constataram que se tratava de veículo clonado. Ainda no dia 15, em Naviraí, e outra Fiat Toro branca estava trafegando em Naviraí quando abordada por policiais militares informados pelo Serviço de Inteligência do Detran-MS que possuía registro de roubo e furto.
Foi constatado que o veículo tinha sido recuperado no Paraná e entregue ao proprietário que o estava dirigindo, mas não havia sido dada “baixa” no sistema. Diante disso, o proprietário e veículo foram levados à delegacia para a providência necessária.