Com apoio da Polícia Civil, equipes da concessionária Energisa iniciaram nesta quinta-feira (1º) em Dourados as ações para retirar fios de ligações clandestinas que usam os postes da rede de energia elétrica. O trabalho, realizado recentemente em Campo Grande, começou Na Rua General Osório, entre José Shigueo Oshiro e BR-463.
Representante da concessionária disse que o trabalho já é realizado de forma contínua e inclui fiscalização e retirada de cabeamento irregular. A ação iniciada hoje é esforço concentrado com número maior de equipes para remover os cabos irregulares, previamente identificados.
Segundo o representante, estão sendo retirados cabos irregulares e também ligações clandestinas, que utilizam os postes sem conhecimento da Energisa.
O representante informou que em Mato Grosso do Sul existem 164 empresas ativas e regulares, autorizadas a utilizar os postes da concessionária, sendo em torno de 50 em Dourados.
A Energisa identificou, só na região onde o trabalho foi iniciado, duas empresas que utilizam a rede de forma clandestina e terão os cabos totalmente removidos.
Conforme a empresa, em caso de ligações irregulares (fios baixos ou arrebentados, por exemplo), é feita notificação com prazo de 30 dias para regularização. Já nos casos de ligações clandestinas, não existe prazo de tolerância e os cabos são removidos imediatamente.
Em Campo Grande, no mês passado, 10,5 mil metros de cabos de sete empresas foram removidos em apenas dois dias de trabalho em cinco bairros.
Josemar
Essa empresa poderia vim aqui pro Rio de Janeiro porque Aquino meu bairro e o que tem mais na minha rua só eu e minha irmã que paga luz mais ninguém é tudo gato e a nossa conta quanto mais a gente economizar mais cara vem já não aguento mais pagando pelos outros