O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta meteorológico de grau laranja para onda de calor que afetará 72 cidades de Mato Grosso do Sul, entre elas Dourados. Em vigor inicialmente até a noite de hoje, o alerta é de possibilidade de altas temperaturas e condições climáticas adversas.
A população é recomendada a evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia (das 10h às 16h), devido ao risco de insolação e exaustão por calor. É importante se manter hidratado bebendo bastante água e buscar abrigo em locais frescos e à sombra, sempre que possível.
Idosos, crianças, gestantes e pessoas com problemas de saúde devem usar roupas leves, protetor solar e chapéus para minimizar os efeitos do calor excessivo.
Previsão
Para esta sexta-feira, a previsão indica continuidade do tempo estável, com sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul. Também são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 40%.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as condições climáticas ocorrem devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas. "As condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais e recomenda-se que a população não coloque fogo em nenhuma situação", alerta.
O dia em Campo Grande tem temperatura de 21ºC a 30°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 17ºC e a máxima de 32º. Na região sul, Ponta Porã e Iguatemi amanhecem com 19ºC, com máximas de 29ºC e 32ºC, respectivamente.
Na região do Bolsão, Três Lagoas tem mínima de 20°C e máxima de 32ºC, já Paranaíba apresenta variação entre 16ºC e 31ºC. Coxim e Camapuã, no norte, registram máximas semelhantes de 32ºC, com mínimas respectivas de 17ºC e 18ºC.
Em Corumbá, no Pantanal, os termômetros marcam 23ºC inicialmente e chegam aos 34ºC ao longo do dia; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 20°C e máxima de 33°C. Na região Sudoeste, os valores em Porto Murtinho variam entre 24ºC e 35ºC.