Dourados teve na madrugada deste domingo (10) a menor temperatura de 2024 – 3,1 graus, segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste. Rio Brilhante, outra cidade onde a Embrapa mantém estação meteorológica, o frio foi ainda mais intenso, com temperatura perto de 0 grau – a menor de MS, hoje.
De acordo com o serviço de meteorologia da Uniderp e estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), houve formação de geada em pelo menos 41 municípios de Mato Grosso do Sul neste sábado.
Campo Grande teve a mínima de 4,8ºC com sensação térmica de -0,5ºC. Conforme o meteorologista Natálio Abrahão Filho, em Amambai os termômetros registraram 1,7ºC com sensação térmica de 0ºC.
Itaporã teve 1,6 grau com sensação térmica de -0,4ºC. Ponta Porã, sempre conhecida por ser bastante fria, teve mínima de 3,9ºC com sensação térmica de -0,1ºC.
"Foi a manhã mais fria do ano e fora do padrão. Já ocorreu frio no início de agosto, mas não com essa amplitude e valores tão baixos", disse Natálio Abrahão.
Conforme o aplicativo Meteoblue, o frio deve continuar intenso até pelo menos quarta-feira (14), com mínimas variando de 4 a 8 graus. Para quinta-feira, a previsão indica mínima de 11 e máxima de 32 graus.