Dourados teve no início da madrugada desta quarta-feira (4) a menor temperatura do ano, 11 graus, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. A chegada da frente fria era prevista e derrubou para 10 graus a temperatura em Campo Grande.
Rio Brilhante e Ivinhema, outras duas cidades onde a Embrapa mantém estações meteorológicas, também tiveram as menores temperaturas do ano nesta quarta. A primeira registrou 10,9 graus e a segunda, 12,2.
De acordo com previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em razão da frente fria que chegou a Mato Grosso do Sul nesta semana, a quarta-feira será de queda de temperatura.
Aliado à frente fria, as condições do tempo no Estado também estão sofrendo ação do chamado jato de baixos níveis. “O jato de baixos níveis é uma região de vento relativamente intenso que transporta a umidade da Amazônia para cá”, explica a meteorologista Valesca Fernandes.
De acordo com a previsão, podem ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em algumas regiões. Nuvens e chuvas são esperadas principalmente nas regiões centro-sul e leste do Estado.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã o dia ficará encoberto por nuvens. A máxima prevista para Dourados é de 22 graus.