A região de Dourados teve outra madrugada gelada nesta quarta-feira (18). Pelo segundo dia consecutivo, as temperaturas ficaram abaixo de 6 graus, mas, contrariando as previsões, o frio foi menos intenso hoje em relação a ontem.
O Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, registrou mínima de 5,1 graus às 4h33 em Dourados. Em Rio Brilhante, a mínima foi de 4,8 graus à 1h30. O meteorologista Natálio Abrahão informou geada em Dourados e Bandeirantes, mas a Embrapa não registrou o fenômeno.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre hoje (18) e quinta-feira (19) podem ser registradas as menores temperaturas do ano até o momento.
O tempo permanece firme e seco, com sol e poucas nuvens. Em Dourados, onde o governador Reinaldo Azambuja entrega e autoriza obras, a mínima prevista é de 5ºC.
Para Campo Grande e Sete Quedas, os termômetros devem registrar 6ºC. Na região Leste, Três Lagoas e Paranaíba podem marcar 7ºC de mínima. E até mesmo no Pantanal será preciso usar casaco e cobertor. A mínima para Porto Murtinho é de 8ºC e de 10ºC para Corumbá.
Ainda segundo a meteorologista Valesca Fernandes, a atuação da massa de ar frio sobre Mato Grosso do Sul deve resultar em temperaturas mínimas baixas por aproximadamente uma semana.
“A queda acentuada das temperaturas no estado é resultado do avanço da massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica”, explica.