Rodovia foi fechada nesta segunda-feira; moradores afirmam estarem cansados de promessas
Indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru bloquearam a MS-156 na manhã desta segunda-feira (25). A interdição ocorre na rotatória de acesso às reserva indígena, na saída para Itaporã, no trevo com o anel viário, em frente à construtora Planacon, e no acesso ao Hospital da Missão Evangélica Caiuá.
Os moradores cobram medidas concretas para resolver o problema de falta de água. Milhares de famílias sofrem com o desabastecimento e precisam usar água de córrego poluído por agrotóxico para cozinhar, matar a sede e lavar roupas.
“Agora é tudo ou nada. Se a gente não for para a briga, vamos passar Natal e Ano Novo sem água. Ontem, sabendo do nosso protesto, mandaram um caminhão-pipa, mas não resolve. Vem hoje, amanhã não vem e a falta de água continua. Vamos ficar aqui [no bloqueio] por tempo indeterminado, até assinarem um contrato garantindo a presença dos caminhões com água”, afirmou um dos líderes do protesto, Ramão Fernandes.
Troncos, galhos e tratores estão sendo usados para bloquear a pista nos dois sentidos. Os indígenas afirmam que apenas veículos de emergência serão liberados. A rodovia é o principal acesso de Dourados a Itaporã e às regiões de Maracaju e de Bonito.
Até mesmo estradas vicinais dentro das aldeias foram bloqueadas para impedir desvios. Segundo os organizadores, veículos que seguem no sentido Itaporã-Dourados poderão retornar na rotatória antes do bloqueio. Equipe da PMR (Polícia Militar Rodoviária) está no local.