O avanço da vacinação e a queda de casos de covid-19 desencadearam anúncios e estudos para flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos. Na última semana, a enquete do Dourados Informa perguntou aos leitores: “Você concorda em acabar com a obrigatoriedade de uso de máscara em ambientes abertos?”, sendo que 60% dos participantes concordam com o fim do uso obrigatório.
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou no início do mês de outubro que uma equipe técnica do ministério está avaliando a desobrigação do uso de máscaras contra a covid-19.
Já em Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de infraestrutura Eduardo Riedel disse no dia 15 deste mês que a desobrigação do uso de máscaras pode acontecer nos próximos meses no Estado, mas que o equipamento ainda deve ser usado enquanto os índices infecciosos do coronavírus não decaírem mais ainda.
Em alguns países, com o avanço da vacinação e a queda de casos, as máscaras não são mais obrigatórias em determinadas situações ou por completo, como em Israel, Estados Unidos, França, Itália, Espanha, onde o número de pessoas vacinadas permitiu o fim da obrigatoriedade.
Nesta semana o Dourados Informa quer saber: “Você tem medo que a inflação volte ao Brasil como era antes do Plano Real?”.