Sobre o radar inaugurado hoje em Ponta Porã, o presidente afirmou que o equipamento trará “paz para o centro do país”
Presidente Jair Bolsonaro participou da inauguração da nova estação radar em Ponta Porã (Imagem: Dourados Informa)
Em passagem a Ponta Porã, o presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido) este na manhã desta quarta-feira (30) para a inauguração da nova Estação Radar de Vigilância Aérea. O chefe do executivo aproveitou a oportunidade e falou sobre a CPI da Covid no Senado e sua trajetória nos tempos militares pelo Mato Grosso do Sul. Em relação ao a nova estação, Bolsonaro disse que o sistema trará “paz para o centro do país”.
O sistema, o terceiro instalado no Mato Grosso do Sul desde agosto de 2020, faz parte do processo de modernização da rede de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, gerenciado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Segundo o Ministério da Defesa, em conjunto, as estações de Ponta Porã, Porto Murtinho (inaugurada em março deste ano) e Corumbá (ativada em agosto de 2020) vão permitir o aprimoramento da capacidade de vigilância e controle da fronteira sul-mato-grossense com outros países e o combate ao tráfico de drogas e de armas, ampliando a capacidade de vigilância do espaço aéreo pelas Forças Armadas.
O governador Reinaldo Azambuja também participou do evento, o que causou vaias por parte das pessoas que assistiam há cerimônia. Azambuja aproveitou para agradecer ao governo federal por destinar 165,5 mil doses da vacina contra a covid-19 para a realização de um estudo que visa a imunizar todos os moradores com mais de 18 anos de idade de 13 municípios sul-mato-grossenses que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
Além do Bolsonaro e o governador do estado do Mato Grosso do Sul participaram do evento, o ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, além de parlamentares e convidados, como o ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet.