Após três anos sem as tradicionais reuniões familiares, por conta da pandemia de coronavírus, a Amattos (Associação da Família) programou para os dias 12 e 13 de novembro o 32º Encontro. O evento festivo acontecerá na sede do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) em Dourados.
Conforme a programação definida pela diretoria, o 32º Encontro da Família Mattos terá início no sábado (12), a partir das 18h, com credenciamento e recepção aos parentes procedentes de outras cidades e estados. A abertura oficial será às 20h, com a mensagem de boas-vindas da presidente Lourdinha Mattos. Em seguida haverá apresentações culturais e, às 21h, o jantar seguido de baile.
No domingo (13), a partir das 8h, recepção e café da manhã; às 9h, a abertura do evento. Às 10h, os Mattos com idade acima de 80 anos serão homenageados pela Associação e, às 11h, novamente apresentações culturais. O almoço, o tradicional costelão, será servido ao meio-dia, seguido de baile durante toda a tarde. O encerramento está previsto para as 17h.
O início
Realizar encontro da Família Mattos era um sonho acalentado por muitos dos primeiros Mattos que chegaram em Dourados. Após o falecimento de um deles, em 1994 – o Coronel Juca de Mattos – seus netos Rozemar Mattos Souza e José Carlos Cimatti Pereira mentalizaram integrar a família por meio de grandes reuniões. E em 15 de agosto de 1995 aconteceu a primeira reunião do então denominado “Projeto Família Mattos”. No mesmo ano foi realizada a segunda reunião e só no início de 1996 a terceira, já com a presença de vários membros da família.
O primeiro grande almoço da família aconteceu em maio de 1996, nas dependências da ASSEM (Associação dos Servidores Municipais) em Dourados. O sucesso do almoço levou, em 14 de novembro de 1996, ao I Encontro da Família Mattos, no CTG de Dourados, com a presença de mais de mil pessoas. No ano seguinte aconteceu o 2º Encontro e logo após foi dada forma jurídica ao movimento, criando de direito a Amattos – Associação da Família Mattos, organizada em três cidades de Mato Grosso do Sul, uma do Rio Grande do Sul e uma da Argentina.
Primeiro presidente da Associação, o advogado Rozemar Mattos Souza conta que “as reuniões e os encontros atingiram o objetivo pretendido, que é integrar a família, promover a alegria, dar a dimensão atual dos Mattos e mostrar o feito dos antigos, transmitir a fé e união de geração em geração”.
Atual presidente da Associação, bacharel em Direito e cartorária aposentada Lourdinha Mattos, comemora a retomada dos encontros e destaca que “a família é dotada de uma competência extraordinária para entender, orientar e apoiar o autêntico valor do tempo da festa”. Para ela, não é por acaso que festas que reúne a família são as que têm mais sucesso. “A própria vida familiar, olhada com os olhos da fé, nos parece melhor que os cansaços que ela nos custa (...) a festa é um precioso presente de Deus; um precioso presente que Deus deu à família humana”, pontua.