Uma das avenidas mais perigosas no trânsito de Dourados, a Coronel Ponciano, que será duplicada pelo Governo do Estado nos próximos meses, deverá reduzir em 50% o número de acidentes. A estimativa é da diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran), Mariana Neto, responsável pela elaboração do projeto.
Localizada em área de grande fluxo, já que tem mais de 30 acessos a bairros populosos, além de ligar a BR 163 e serviços públicos como a UPA, Prefeitura de Dourados, Detran e Departamento de Operações de Fronteira (DOF), a Coronel Ponciano registrou mais de 500 acidentes nos últimos 10 anos, segundo levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros de Dourados. A maioria deles (352) foram colisões, seguido de queda de moto (90).
O tenente-coronel Humberto Jose Sepa de Matos Filho, comandante do Corpo de Bombeiros de Dourados explica que a duplicação da avenida é de fundamental importância, tendo em vista que além do grande fluxo de veículos, o trânsito no local não está ordenado.
“A obra trará a fluidez e principalmente a segurança a todos aqueles que passarão pela avenida. Pelos números da estatística podemos observar uma grande quantidade de acidentes, que após a duplicação serão reduzidos. Além disso, as eventuais ocorrências que poderão acontecer após a obra tendem a ser de pequena monta, ou seja, trazendo mais danos materiais do que físicos ou riscos de mortes”, ressalta, observando que a medida se faz necessária tendo em vista que a avenida faz conexão às principais rodovias que cortam o município, como a BR 463, MS 156 (ligando ao Distrito Industrial) a MS 379, além de ser acesso ao Hospital Regional que em breve será entregue pelo Governo do Estado.
Para o prefeito de Dourados Alan Guedes (PP), a duplicação vai garantir mais segurança no trânsito. “A Coronel Ponciano liga bairros muito populosos de Dourados e tem mais de 30 acessos. Que possamos não perder mais ninguém por acidentes de trânsito nessa localidade”, avalia.
O professor universitário Wilson Brum comemorou o anúncio da duplicação da avenida feito pelo governador Reinaldo Azambuja. “Nos últimos anos, com a concentração de novas empresas e serviços públicos como a UPA, além de novos bairros que foram crescendo como o Guaicurus, Dioclécio Artuzi e tantos outros, houve um aumento significativo no fluxo de veículos e hoje é praticamente impossível atravessar a avenida com menos de 25 minutos de espera em horários de pico. A duplicação é mais do que urgente e o Governo do Estado mais uma vez se mostra sensível as necessidades de Dourados”, reforça.