O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), integrante da Rede Ebserh, divulgou o Relatório de Gestão 2023, destacando avanços e perspectivas futuras da instituição. Elaborado pelo Setor de Governança e Estratégia, o documento oferece panorama detalhado das ações desenvolvidas ao longo do ano, promovendo maior visibilidade e transparência tanto para a comunidade interna quanto para o público externo.
Em 2023, o HU-UFGD consolidou sua inserção na Rede de Assistência à Saúde da Macrorregião de Dourados, ampliando a produção assistencial e inaugurando novos programas de residência médica e multiprofissional.
“Como resultado, atingimos recordes históricos em internações e procedimentos cirúrgicos, além de ampliar o número de partos e de consultas realizadas na instituição, com foco na qualidade do cuidado e do ensino”, afirma mensagem do superintendente do HU-UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick.
No ano passado, o número de internações teve aumento superior a 8%; a taxa de partos aumentou 3,18%; e os procedimentos cirúrgicos cresceram mais de 12%.
Vigilância Epidemiológica
Dados levantados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) revelam que em 2023 foram notificados 1.436 agravos atendidos no HU-UFGD, sendo os casos de sífilis em gestantes os mais prevalentes, totalizando 311. Em segundo lugar, com 212 notificações, ficou a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e, em terceiro, os casos de dengue e chikungunya, com 191 notificações.
Segurança do paciente
A segurança do paciente foi foco central, com a realização do I Fórum de Segurança do Paciente e a implementação de campanhas educativas, como a Campanha de Cirurgia Segura. Essas ações visam envolver ativamente pacientes, familiares e profissionais de saúde na promoção de um ambiente seguro e de alta qualidade.
Banco de Leite
Em 2023, o Banco de Leite Humano (BLH) Hilda Bergo Duarte do HU-UFGD realizou a coleta de 1.263 litros de leite humano, com 1.560 doadoras e 781 receptores, além de 1.442 visitas domiciliares.
Saúde indígena
O HU-UFGD, que é referência em saúde indígena, destaca-se pelo compromisso com a humanização hospitalar e a inclusão, especialmente em relação à Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Nesse contexto, a assistência à saúde indígena também apresentou números expressivos, sendo o HU-UFGD o terceiro hospital da Rede Ebserh com o maior número de internações e partos no ano passado.
Em 2023, o número de internações de indígenas no HU-UFGD aumentou 3,33%; o total de partos de indígenas teve um leve aumento, de 517 em 2022 para 524 em 2023; os procedimentos cirúrgicos saltaram de 105 em 2022 para 128 no ano passado; e as consultas passaram de 613 para 664 em todo o ano de 2023.