Nesta segunda-feira (11) é comemorado pelo sul-mato-grossenses a divisão do estado do Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul, criado em 1977 e implantado em 1979, o estado tem uma história marcada por movimentos políticos, sociais, econômicos e culturais.
A história do nosso estado começa a ganhar formato desde 1889, no século 19, quando políticos corumbaenses propuseram, por meio de manifesto público, a transferência da capital de Mato Grosso para Corumbá, iniciando aí o movimento divisionista que, gradativamente, foi se estabelecendo com os debates políticos e manifestações populares.
Durante anos, a ideia divisionista permaneceu, a segunda fase da ideia acontece em meados de 1943 quando Getúlio Vargas, em nome da segurança das fronteiras cria o Território de Ponta Porã, formado pelos municípios de Bela Vista, Dourados, Maracaju, Miranda, Nioaque, Ponta Porã (que era a capital) e Porto Murtinho. excluindo Campo Grande, a principal cidade divisionista. Nesse período, o sul de Mato Grosso é marcado por grande prosperidade, mas sem poder, contudo, assegurar o equilíbrio das finanças estaduais.
Mas, em 1946, após a promulgação da Constituição, o governo federal extingue o Território de Ponta Porã reintegrando a região ao Estado de Mato Grosso. O golpe de 31 de março de 1964 põe fim a um período de democracia e inicia um regime militar autoritário. Os militares, buscando um maior controle dos problemas da sociedade, adotam a política do desenvolvimento com segurança, o que permitiu a criação de programas que facilitam o desenvolvimento de alguns Estados, entre eles Mato Grosso.
Nesse período, os políticos divisionistas aproximam-se dos militares o que lhes permite tomar parte de algumas comissões que estudam (secretamente) as potencialidades políticas que impediam a divisão de Mato Grosso. A decisão de desmembrar Mato Grosso e criar Mato Grosso do Sul foi tomada em abril de 1977 pelo terceiro presidente do regime militar, Ernesto Geisel, seis meses antes da assinatura da Lei Complementar nº 31, em 11 de outubro. A divisão efetivamente aconteceu em janeiro de 1979 com a instalação do governo do novo Estado.
O primeiro governador do estado foi Harry Amorim Costa, que ficou no cargo por 5 meses.
Mato Grosso do Sul é um dos estados da região Centro-Oeste. Faz divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e também com o Paraguai e Bolívia.
Os celeiros de farturas, sob um céu de puro azul, reforjaram em Mato Grosso do sul uma gente audaz...conta atualmente com uma população estimada em mais de 2 milhões de pessoas. A agricultura, pecuária e agroindústria são as principais atividades econômicas no MS. A região se destaca pela produção bastante diversificada no agronegócio, sendo uma grande fornecedora de vários produtos, como cana-de-açúcar, milho, gado, soja e celulose.