Moradores de uma área de invasão no residencial Estrela Porã, em Dourados, estão refazendo ligações clandestinas de energia elétrica, cortadas durante operação realizada nesta segunda-feira (1º) pela concessionária Energisa com apoio da Polícia Militar.
Na manhã de hoje, o Dourados Informa recebeu imagens de moradores religando os fios que tinham sido cortados. As fotos mostram que os “gatos” estão sendo refeitos até em estabelecimentos comerciais.
De acordo com a Energisa, a ação de ontem foi para retirada de ligações clandestinas na região do Estrela Porã. A operação foi necessária devido à existência de ligações irregulares, feitas de forma direta na rede elétrica, o que representa riscos à segurança de todos.
“Além dos perigos como descargas, curtos, incêndios e até acidentes mais graves, a prática é crime, previsto no Código Penal, com multa e reclusão de até cinco anos”, afirmou a concessionária.
Ainda segundo a Energisa, as ligações clandestinas podem comprometer o sistema elétrico e prejudicar o fornecimento para os clientes regulares da região, causando sobrecarga, oscilação, queima de equipamentos e até falta de energia. A empresa ainda não se manifestou sobre as ligações clandestinas que estão sendo reativadas.