Mato Grosso do Sul registrou as primeiras geadas de 2024 na madrugada e manhã desta quarta-feira (29), no dia mais frio do ano até agora. Nem mesmo a previsão dos principais indicava temperaturas tão baixas.
Em Dourados, a mínima foi de 4 graus, segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste. Em Rio Brilhante, o frio foi ainda mais intenso – 3 graus. A menor temperatura, de 1,9 grau, foi registrada em Amambai, onde também houve formação de geada.
A menor sensação de frio ocorreu em Campo Grande. Apesar de os termômetros terem registrado temperatura real de 9 graus, a sensação térmica chegou a 1,3 negativo.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão para esta quarta indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. Isso ocorre devido à atuação de um ciclone extratropical que se forma no Oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul, que impulsiona o avanço do ar mais seco e frio.
Em Campo Grande, a máxima deve ser de 21°C. Em Dourados, a temperatura máxima chega a 18°C. Anaurilândia, no leste, tem mínima de 8°C e máxima de 19°C. A região Sul registra a temperatura mais baixa do dia, com valores que variam entre 5°C e 17°C em Ponta Porã e Iguatemi.
No Bolsão, os termômetros em Paranaíba marcam 14°C inicialmente e atingem 23°C, já Três Lagoas apresenta variação entre 12°C e 21°C. Na região norte, a mínima em Coxim é de 14°C e a máxima de 25°C.
Corumbá, no Pantanal, amanhece com 13°C e registra 21°C à tarde; em Aquidauana, na mesma região, a mínima é de 11°C e a máxima de 21°C. No sudoeste do Estado, Porto Murtinho tem mínima de 7°C e máxima de 20°C.