O avanço de uma frente fria vai derrubar as temperaturas durante a semana em Mato Grosso do Sul. A previsão é de que as temperaturas mínimas sejam de 5°C na região Sul do Estado, 8°C em Campo Grande, e 9°C na região Norte.
O Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que o tempo instável também sofre influência do intenso fluxo de umidade e atuação de área de baixa pressão atmosférica, que vai favorecer o aumento da nebulosidade e a formação de nuvens de chuva em todo o Estado.
Há probabilidade de chuva de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de ventos. Durante a semana o avanço de uma massa de ar frio pelo Estado deverá favorecer a queda significativa das temperaturas. Há previsão de ocorrência de nevoeiro e neblina ao amanhecer.
E entre terça-feira (13) e quarta-feira (14) podem ocorrer geadas de intensidade fraca a moderada com destaque na região Sul do Estado, onde as temperaturas mínimas previstas são entre 6°C e 9°C e máxima que pode atingir 16°C. "Porém, pontualmente podem ocorrer temperaturas mais baixas com valores abaixo de 5°C", explicou a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.
Para a região Norte de MS as mínimas esperadas ficam entre 9°C e 11°C e máximas de até 19°C. Em Campo Grande as mínimas ficam entre 8°C e 10°C e máximas de até 16°C.
Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, nesta manhã em Dourados, a mínima foi de 14 graus. A garoa de hoje acumulou 1,2 milímetro. A previsão indica queda de temperatura durante a semana.