A meteorologia prevê a chegada de uma nova onda de calor nos próximos dias. A perspectiva é de elevação da temperatura em diversas regiões do país.
De acordo com a Climatempo, o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e no norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção dessas condições, já que o sistema não favorece a formação de nuvens carregadas.
O ar quente e seco deve, então, se expandir dessas áreas originais para o Brasil. Serão atingidas a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo, onde o calor intenso deve se manter até pelo menos a sexta-feira da semana que vem (15).
No mapa acima, as áreas em laranja devem apresentar temperaturas entre 3 °C e 5°C acima da média ao longo do período entre 11 e 15 de março.
Já nas regiões em vermelho, os termômetros devem marcar temperaturas mais de 5 °C acima da média para o período. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, quando isso ocorre por pelo menos cinco consecutivos, pode-se considerar uma onda de calor.