Maior presídio de Mato Grosso do Sul, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) recebeu uma viatura semiblindada, novos armamentos e coletes balísticos, em ato nesta terça-feira (8). A entrega foi feita pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha.
Durante evento foi inaugurada da nova Sala de Espera dos Advogados, construída em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O espaço com 43,5 metros construídos é climatizado, foi construído com recursos próprios da PED e recebeu móveis, computadores, TV, armários e ar-condicionado doados pela OAB. Funciona como antessala da portaria principal.
Entre os equipamentos entregues estão espingardas calibre 12 com munições de elastômero (conhecidas como balas de borracha), pistolas Taurus calibre 9mm, coletes balísticos de proteção individual e a viatura com “blindagem parcial nível IIIA”.
Segundo a Agepen, o veículo é resistente a disparos de armas de grosso calibre, conta com compartimento-cela e vidros de segurança de 21 mm, oferecendo mais proteção em escolta e transporte de presos. Treze veículos foram comprados e o primeiro foi entregue em Dourados.
“O que vimos ao longo dos anos foi a mudança na forma como o Estado enxerga a segurança pública. Estamos empenhados para que a Polícia Militar, Polícia Civil, bombeiros e policiais penais recebam treinamento, qualificação e armamentos adequados, para que possam cumprir sua missão com qualidade e segurança”, afirmou o vice-governador.
Representando a OAB, o secretário-geral e corregedor-geral da entidade em MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, falou sobre a nova sala destinada aos advogados. “Esta obra representa o compromisso conjunto com o respeito às garantias legais, à advocacia e à sociedade. É exemplo de que instituições distintas podem caminhar lado a lado para promover melhorias reais no ambiente prisional e valorizar o exercício profissional dos advogados”.