26 de junho é marcado pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional contra Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito, com vistas a conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas, pois o uso dessas substâncias tem um grande impacto negativo para toda a sociedade.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), “nas Américas, o uso de drogas surgiu como um contribuinte significativo tanto para a incapacidade quanto para a morte”.
Pelo prisma do combate ao crime de tráfico de drogas e, seu crime consequente, a lavagem de dinheiro, a Polícia Federal promove, de 13 a 26 de junho a exposição "Viaturas Especiais" da PF em Mato Grosso do Sul, no Shopping Campo Grande.
Estas viaturas especiais na realidade são veículos de luxo apreendidos em operações policiais contra o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro e transformados em viaturas policiais. “É a Polícia Federal descapitalizando o tráfico de drogas, como uma das formas de combatê-lo”.
Dodge Challenger Hellcat
Modelo super esportivo de médio porte fabricado pela Dodge. Possui motor V8 e potência de 900 cv (alterado), faz de 0 a 100 em apenas 4s, pesa pouco mais de 2.000 kg e tem cerca de 5m de comprimento.
O Hellcat, como é carinhosamente conhecido, foi apreendido no bojo da primeira fase da Operação Status, de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Avaliado em cerca de um milhão de reais, foi incorporado à Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul por decisão judicial e transformado em viatura em 2020. É utilizado apenas em ocasiões especiais e em exposições.
Chevrolet Silverado
Pick-up americana com quase 6 m de comprimento, visual agressivo e imponente, possui motor V8 com 426 cv e pesa próximo de 3.000 kg. Esta Silverado também foi apreendida no bojo da Operação Status, incorporada à Superintendência da Polícia Federal em MS por decisão judicial e transformada em viatura em 2021.