Durante operação no município de Sonora, região norte de Mato Grosso do Sul, equipes da Polícia Militar Ambiental de Coxim e Campo Grande vistoriaram pesqueiro localizado na região dos Bispos, onde constataram diversos exemplares de pescado armazenados de forma irregular.
Ao ser questionado, o responsável pelo estabelecimento informou que havia adquirido o pescado de pescadores locais, porém, não apresentou qualquer documentação que comprovasse a origem legal do material, como exige a legislação ambiental.
Durante a inspeção, os policiais constataram ainda que havia exemplares abaixo do tamanho mínimo permitido por lei. Diante das irregularidades, foi feita a apreensão de todo pescado, que totalizou 134 quilos, sendo 13 exemplares da espécie pintado e dois exemplares de cachara.
Embora não tenha sido flagrado o comércio direto do pescado, o responsável foi devidamente orientado e autuado por conservar produto oriundo da pesca sem a devida comprovação de origem e por manter exemplares em desconformidade com a legislação ambiental vigente. Foi emitida multa de R$ 5.630,00 e todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.