A Polícia Militar Ambiental de Dourados realizou trabalhos de orientação nas propriedades rurais do Assentamento Silvio Rodrigues, no município de Rio Brilhante, ontem (6), com foco especial na prevenção e na educação ambiental para a redução dos crimes ambientais.
Os trabalhos preventivos fazem parte da operação Prolepse, lançada o ano passado para minimizar os incêndios no Estado por meio da orientação, educação e, por último, pela repressão.
Na fase informativa e educativa, que é permanente durante a operação, as propriedades rurais são visitadas e os proprietários recebem informações relativas aos problemas dos incêndios.
Em cada propriedade em que as pessoas são orientadas há o preenchimento de questionário contendo algumas questões sobre medidas preventivas aos incêndios adotadas em cada propriedade rural.
Também é firmado o compromisso dos orientados, pequenos, médios e grandes proprietários rurais em prevenir e não fazer uso do fogo e, se realmente for necessário o uso, que seja feito com a devida licença ambiental.
Além do alastramento do fogo colocar em risco o meio ambiente e vidas selvagens, a dispersão de gases tóxicos que compõem a fumaça transcende os limites das propriedades, podendo causar danos irreparáveis à vizinhança, especialmente no perímetro urbano.Os trabalhos de orientações continuam em todo o Estado e a PMA espera ao longo do tempo que este problema seja sanado, ou no mínimo, controlado.