A Polícia Militar Ambiental desencadeou a Operação Meio Ambiente Seguro, com foco na prevenção de ilícitos ambientais na área da Bacia do Paraguai. O trabalho começou no fim de semana.
Especialmente entre os municípios de Corumbá e Miranda, na região do Passo do Lontra – área de grande visitação turística voltada à pesca amadora - as equipes da PMA têm concentrado esforços no combate à prática ilegal da ceva de animais silvestres.
Estão sendo feitas abordagens a pescadores, visitas a pousadas e ranchos de pesca, além de ações terrestres ao longo da rodovia MS-181, com a execução de barreiras e fiscalização de veículos, turistas e moradores locais.
Cevar consiste em oferecer alimento de forma intencional e contínua a animais silvestres, com o objetivo de atraí-los – seja para caça, pesca ou simples aproximação. Essa prática altera o comportamento natural da fauna, gera dependência alimentar, estimula a associação entre presença humana e oferta de alimento, e aproxima os animais de áreas urbanizadas, onde podem ocorrer acidentes graves. Além disso, compromete o equilíbrio ecológico do bioma pantaneiro.
A ceva é uma prática ilegal, tipificada como crime de maus-tratos contra animais silvestres, nos termos da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Mais do que crime ambiental, a ceva representa uma ameaça silenciosa: pode causar desequilíbrios populacionais, intensificar conflitos entre espécies, aumentar o risco de ataques a humanos e facilitar a disseminação de zoonoses, afetando diretamente a saúde pública e a segurança ambiental.