São 290 policiais mobilizados para prevenção e repressão à pesca predatória em rios do Estado
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental inicia às 8h desta quarta-feira (31) a operação Semana Santa. Rotineiramente, a fiscalização nos rios em datas próximas à Semana Santa é reforçada, em virtude da tradição religiosa de se consumir peixe. Por isso, muitos pescadores praticam pesca nos finais de semanas anteriores.
A PMA está com fiscalização nos rios intensificada, pois não percebeu redução significativa de pescadores nos rios, mesmo durante as restrições relacionadas à pandemia.
Agora no feriado prolongado da Semana Santa, a quantidade de pescadores tende a aumentar significativamente, tanto de turistas de fora e também do Estado nos rios e a fiscalização precisa estar presente no intuito de prevenir a pesca predatória, especialmente, onde estiverem concentrados os principais cardumes. Serão utilizados 290 policiais até o término da operação na segunda-feira (5), às 8h.
Durante a operação, 90 policiais ficarão na fiscalização das atividades que trabalham de alguma forma com recursos pesqueiros, na fase da operação denominada “Big Fish I/21”.
Como ocorre em todas as operações, as 26 subunidades da Polícia Militar Ambiental intensificam a fiscalização em suas áreas, utilizando, inclusive, o efetivo administrativo.
Apesar de o foco ser a fiscalização à pesca, outros tipos de crimes e infrações ambientais serão fiscalizados, como desmatamento ilegal, exploração ilegal de madeira, incêndios, carvoarias ilegais, transporte de carvão, além de outros crimes contra a flora e a fauna.
Equipes da sede em Campo Grande estarão itinerantes em áreas mais críticas, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais. O Posto Avançado na Cachoeira do Sossego, no Rio Aquidauana, em Rochedo, que se tornou uma base permanente em razão do alto índice de pesca predatória na região, também será reforçado.
A PMA também aproveitará que todos os policiais estarão a campo durante a operação Semana Santa para intensificar os trabalhos da fase informativa e educativa da operação “Prolepse” de prevenção aos incêndios em Mato Grosso do Sul.
A operação Semana Santa de 2020 foi extremamente tranquila com poucos autuados e pescado apreendido. Foram 11 infrações, sendo sete por pesca ilegal, além da apreensão de 32 kg de pescado e aplicou R$ 52,7 mil em multas.