Dourados registrou novo recorde de calor no ano. De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, os termômetros marcaram 38.7ºC.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Dourados segue em alerta de perigo potencial para onda de calor até às 20h desta segunda-feira (20), com leve risco à saúde por causa de temperatura 5ºC acima da média por período de dois até três dias.
Já a estação das flores começa na próxima quarta-feira (22). Climatologicamente é um período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. A primavera tem como principais características a volta das chuvas e o calor que aumenta gradativamente, preparando a natureza para a próxima fase, que começa no dia 21 de dezembro, o verão.
Conforme a Administração Americana de Oceanografia e Meteorologia, de sigla inglesa NOAA, afirma que um novo La Niña está prestes a começar no Oceano Pacífico Equatorial.
Este fenômeno altera as temperaturas médias do Oceano Pacífico, aumentando a probabilidade de estiagem ao longo da estação. Os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) consideram que o evento La Niña ocorra em meados de outubro e seja de fraca intensidade.