Temperatura mínima real de 7,2 graus foi registrada pela Embrapa às 6h12 e frio continua até sábado
O primeiro dia da frente fria causada pela massa de ar polar teve sensação térmica de 5,6 graus, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.
A temperatura mínima real foi de 7,2 graus às 6h12, mas o vento de quase 10 km por hora aumenta a sensação de frio. O dia começou nublado, o sol apareceu por volta de 7h, mas a nebulosidade deve continuar em Dourados durante o dia.
Ivinhema, outra cidade onde a Embrapa mantém estação agrometeorológica, a sensação térmica foi de 4,1 graus e temperatura mínima real de 6,5 às 5h59. A cidade tem vento forte de até 34 quilômetros por hora.
Rio Brilhante, que desde o ano passado figura entre as 20 cidades mais frias do Brasil, ainda não apresenta as mínimas da região. Segundo o Guia Clima da Embrapa, a mínima na cidade foi de 7,6 graus às 6h20, com sensação térmica de 6,5.
Os dias mais gelados segundo o Cemte (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) serão entre hoje e sexta-feira (30), que promete ser o dia mais gelado da semana. Existe ainda a chance de geadas principalmente na região sul do Estado.
“As mínimas podem chegar entre 2°C e 5°C na região sudoeste, 6°C e 10°C no sul da região pantaneira, 5°C e 11 na região leste, e na capital 6°C e 12°C”, destaca Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec.
Apesar do frio, o ar seco continua predominando em todas as áreas, com níveis de umidade do ar podendo ficar abaixo de 20%, reforçando a necessidade de tomar bastante líquido, umidificar ambientes e redobrar atenção com idosos e crianças.