Católicos madrugaram para caminhar até o santuário, em Vila São Pedro
Pelo menos 60 mil pessoas participam da manhã deste domingo (12) da 26ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora Aparecida, em Dourados. As celebrações pelo Dia da Padroeira do Brasil ocorrem no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Vila São Pedro, na margem da BR-163.
A romaria começou ainda de madrugada com centenas de fiéis seguindo a pé da cidade até o santuário, a 20 km da área central. A programação teve missa às 5h30, recitação do santo terço, acolhida da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Henrique Aparecido de Lima. Após a missa ocorre a “Coroação da Mãe de Deus”.
“A intenção é agradecer a Nossa Senhora pela sua proteção, exaltar a mãe de Deus que nos abençoa pelos seus milagres. É uma alegria exaltar e festejar aquela que é a Padroeira do Brasil, que tem o rosto do povo trabalhador, que tem esperança”, afirmou o padre Cristiano dos Santos, reitor do santuário.
Cristiano contou o caso de um jovem que neste domingo percorreu 400 metros de joelhos, para agradecer ao milagre de se curar do câncer. “Ele chegou com os joelhos machucados e disse: ‘padre, meus joelhos estão machucados, mas eu estou vivo e vim aqui agradecer à Nossa Senhora’”.
O bispo Dom Henrique falou sobre a importância da celebração neste 12 de outubro. “Para nós católicos brasileiros é um momento muito especial, porque é uma devoção à Nossa Mãe Aparecida, rainha e Padroeira do Brasil. Dia muito especial, de espiritualidade. Toda essa movimentação aqui em torno de Nossa Senhora também é expressão muito forte de Jesus. Tudo o que pedimos, Ela acolhe para levar a seu filho Jesus, o salvador. Maria tem essa missão em nossas vidas”, disse o bispo de Dourados. (Colaborou Charles Aparecido)