Dourados teve na manhã desta terça-feira (28) a menor temperatura de 2024 – 6,3 graus às 6h24, segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste. Rio Brilhante teve mínima de 6,5 graus, 5,5 graus a menos que ontem. Ponta Porã teve a menor temperatura de Mato Grosso do Sul até agora, 5,9 graus.
A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) é de tempo mais firme nesta terça-feira, com sol e variação de nebulosidade. Além disso, os dias mais frios devem ocorrer entre hoje e amanhã, com a probabilidade de ocorrência de neblina e, pontualmente, pequena chance de ocorrer geada fraca, com destaque no Sul do Estado.
Segundo o órgão, isso ocorre devido à atuação do ciclone extratropical que se forma no Oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul, e impulsiona o avanço do ar mais seco e frio para o Estado. Já o tempo estável ocorre devido a atuação da alta pós-frontal que favorece o tempo seco.
Nesta terça, a mínima em Campo Grande foi de 10°C e a máxima de 17°C. Em Dourados, os termômetros marcam máxima de 14°C ao longo do dia. Na fronteira com o Paraguai, os valores em Ponta Porã variam entre 5°C e 12°C. Iguatemi, na região Cone-Sul, tem mínima de 6°C e máxima de 15°C.
Paranaíba, no Bolsão, amanheceu com 15°C e registra 21 nos horários mais quentes; Três Lagoas, na mesma região, teve mínima de 14°C e máxima chega aos 19 graus. No Norte, Camapuã e Coxim iniciam o dia com 14°C, com máximas de 21°C e 22°C, respectivamente.
Na região pantaneira, a mínima em Corumbá é de 13°C e a máxima chega aos 18°C, enquanto Aquidauana apresenta variação entre 10°C e 18°C. Porto Murtinho, no Sudoeste, as temperaturas variam entre 6°C e 17°C.