Mesmo com a liberação do uso das máscaras em Dourados, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), escolas públicas e privadas mantêm o uso da proteção. A decisão de desobrigar o uso das máscaras foi tomada pelo prefeito Alan Guedes (PP) na manhã de segunda-feira (14) após reunião com o comitê de gerenciamento da crise do coronavírus. O decreto municipal 1.119 de 14 de março de 2022, em que a prefeitura de Dourados torna facultativo o uso de máscaras de proteção facial.
A UFGD publicou nesta terça-feira (15) um comunicado que o uso das máscaras na universidade será mantido até que um estudo interno seja realizado e publicado pelos meios oficiais da UFGD.
Em nota publicada a UFGD comunica “a Universidade Federal da Grande Dourados informa que, até que um estudo interno seja realizado e publicado pelos meios oficiais da UFGD, manteremos vigentes as atuais normativas da instituição. A decisão foi tomada atendendo, também, à última edição do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde e à portaria conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020, dos Ministérios da Economia e da Saúde. Estudantes e servidores: mais detalhes sobre a decisão, bem como os links do Guia e da Portaria, foram enviados para o e-mail institucional”, detalha a nota publicada.
Já nas escolas estaduais Coordenadoria Regional de Educação de Dourados – CRE 5 – orienta que seja mantido, por ora, o uso de máscaras dentro das escolas da Rede Estadual de Ensino localizadas no município de Dourados. “Considerando a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de MS, a Coordenadoria Regional de Educação de Dourados – CRE 5 – orienta que seja mantido, por hora, o uso de máscaras dentro das escolas da Rede Estadual de Ensino localizadas no município de Dourados”, comunicado enviado para os pais.
Segundo o prefeito Alan Guedes, diversos critérios foram analisados na tomada de decisão de seguir o Estado e adotar o uso de máscaras facultativo. “Nós analisamos diversos cenários, observamos os índices de vacinação, a redução da média móvel no número de casos e decidimos seguir o estado e adotamos o uso facultativo de máscaras”, pontuou.
O decreto municipal irá definir, além do uso facultativo, que a obrigatoriedade será mantida em pontos de Estratégias de Saúde da Família, postos de saúde, policlínicas, hospitais, clínicas médicas e laboratórios, bem como para pessoas com sintomas gripais e com diagnóstico de Covid-19 confirmado.
Jean Marcelo Villagra Gomes
Palhaçada. A UFGD não tem autonomia para estabelecer o uso obrigatório de máscara uma vez que o STF atribuiu ao executivo federal, estadual e municipal tal atribuição.
Fabio Gondim Alencar
Tem que ter almento sim.....
Maria José
Muito coerente a decisão da UFGD e das escolas estaduais! Lamentável facultar o uso em locais fechados!
Rincos
Minha filha estuda em escol privada e lá não exigido o uso de máscaras.