O Cepec (Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura) da UFGD decidiu por manter a bandeira verde do Regime Acadêmico Emergencial por Modalidades e Fases. Na prática, isso significa que na volta às aulas, a partir do dia 1º de fevereiro, a Universidade Federal da Grande Dourados vai adotar a modalidade de ensino presencial, conforme o próprio conselho já havia votado em novembro de 2021.
A medida foi mantida mesmo diante da escalada dos casos de covid-19 em todo o Mato Grosso do Sul, especialmente em Dourados, onde o contágio aumentou 1.000% em janeiro em comparação a dezembro de 2021.
Conforme o Regime Acadêmico, na fase verde fica determinado o ensino presencial, sem previsão de ensino remoto. No entanto, diante do aumento de casos de contaminação de covid-19 devido à variante ômicron, os conselheiros entenderam que será necessário abrir exceções. Assim, o regime será alterado para possibilitar que professores e alunos com comorbidades possam realizar atividades de ensino remoto, garantindo sua segurança.
Além da alteração no regime, o conselho formou comissão visando regulamentar o desenvolvimento das atividades que poderão ser realizadas na modalidade não presencial, bem como outras ações a serem tomadas pela Instituição, necessárias para reduzir a disseminação e o contágio pelo vírus.
O conselho se reunirá mais uma vez, amanhã (26), para discutir a proposta que será encaminhada pela comissão.