A data acontece em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973
Maio é o mês alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, conhecida como maio laranja, a data lembrada nesta terça-feira (18) aponta o aumento de casos registrados de vítimas do sexo masculino em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.
Segundo informações do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, o comparativo realizado entre janeiro a abril, entre 2020 e 2021, as unidades de saúde do Estado registram, aumento de 180% nos casos de vítimas do sexo masculino, de 0 a 11 anos de anos de idade. Ou seja, de cinco casos registrados em 2020 - saltou para 14 casos - neste ano. Já entre 12 a 18 anos, dois casos foram registrados no ano passado e neste ano já totaliza - três casos, aumento de 50%.
Já em relação as vítimas do sexo feminino, foram registrados 52 casos notificados em 2020 caindo para 46 neste ano, em vítimas de 0 a 11 anos, redução de pouco mais de 11%. Já na faixa etária de 12 a 18 anos, caiu de 83 casos no ano passado para 44 casos neste ano, registrando redução de quase 47%.
O disque 100 registrou mais de 6 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2021. Os dados apresentados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) nesta segunda-feira (17) mostram que as denúncias de violência contra crianças e adolescentes representam 30% do total recebidas pelos canais no período de 1 de janeiro a 12 de maio de 2021. Os registros resultaram em mais de 435 mil violações de direitos.
A violência física é citada em 25,7 mil denúncias. Já a violência psicológica esteve presente em 25,6 mil denúncias. Cerca de 20,8 mil denúncias possuem pais e mães como suspeitos da violação, 59,6% do total relacionado ao grupo crianças e adolescentes.
Vale ressaltar que a violência contra crianças e adolescentes pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.
Motivo da data
A data de 18 de maio é celebrada o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.