A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), realiza nesta quinta-feira (29), em Dourados, com o apoio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), a incineração de 41,4 toneladas de drogas tiradas de circulação na linha e faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Mais de 99% dos entorpecentes que estão sendo destruídos em fornos de uma empresa da Vila Industrial de Dourados, 41,2 toneladas, é de maconha. Há ainda 15 quilos de cocaína, 14,6 de haxixe, um pouco mais de 1 quilo de pasta base de cocaína, 351 gramas de crack e 157,9 quilos de Skank.
Entre as drogas destruídas hoje estão mais de 95% foram apreendidas pela Defron e o DOF, sendo 25,1 toneladas de entorpecentes que foram apreendidas nos últimos dias pelos policiais do DOF e 15 toneladas tiradas de circulação pelas equipes da Defron na região de fronteira.
A incineração teve início às 8 horas da manhã, com a presença do Ministério Público, Vigilância Sanitária, Perícia Criminal, delegados de polícia, entre eles o titular da Defron, delegado Rodolfo Carlos Ribeiro Daltro, investigadores, o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva e policiais do Departamento de Operações de Fronteira.
Aumento de apreensões
De janeiro até agora foram tiradas de circulação em Mato Grosso do Sul mais de 190,5 toneladas de drogas. O aumento é de 104% de apreensões, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o total de apreensões foi de 93,3 toneladas.
Das apreensões de drogas realizadas este ano foram 122 toneladas no interior do estado e 68,5 na capital. A maioria é de maconha, tanto na capital (67 toneladas) como no interior (119,2 toneladas).