A Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos) prendeu nesta semana uma quadrilha especializada no furto de caminhonetes Toyota Hilux e SW4, que vinha atuando em Campo Grande.
As investigações tiveram início após o registro de diversos boletins de ocorrência. Entre eles, destacam-se o furto de uma Toyota Hilux na madrugada de 20 deste mês; de uma Toyota SW4, subtraída na madrugada do dia 22; de outra Toyota Hilux, levada entre a noite do dia 21 e a manhã do dia 22; e de uma Toyota SW4, furtada entre os dias 22 e 23, também deste mês.
Durante as diligências, os policiais identificaram que um Fiat Uno Sporting servia de apoio às ações criminosas, sendo flagrado circulando nas madrugadas em que ocorreram os furtos. Imagens de segurança mostraram o momento em que um dos suspeitos desembarcou do Uno e furtou uma das caminhonetes, fugindo na mesma direção do automóvel de apoio.
Na madrugada do dia 23, por volta de 2h, após monitoramento ininterrupto, os policiais interceptaram uma Toyota SW4 branca que havia acabado de ser furtada na Rua Abrão Julio Rahe. Na abordagem, foram presos K.S. e L.M.C.P., que estavam na posse da SW4 e do Fiat Uno utilizado como apoio. Dentro da camioneta, os investigadores localizaram aparelhos eletrônicos para ligação direta, uma chave de fenda adaptada e uma chave virgem de Hilux, utilizada para facilitar a subtração dos veículos.
Na continuidade das diligências, às 4h50, os policiais foram até um hotel localizado na Avenida Afonso Pena, onde foi confirmada a hospedagem de L.M.C.P. junto de outro integrante da quadrilha, C.L.S. No quarto, os policiais encontraram uma bolsa de raquetes de tênis da marca Rebook, reconhecida por uma das vítimas como objeto levado durante um dos furtos.
Com a notícia da fuga de C.L.S., equipes deslocaram-se até a Rodoviária e o Aeroporto Internacional de Campo Grande, sendo constatado que ele havia embarcado no voo 1487 da Gol Linhas Aéreas com destino a São Paulo.
Diante disso, a Defurv acionou a 3ª Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista da Polícia Civil de São Paulo, que fez a captura do investigado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando desembarcava, por volta de 7h50 (horário de Brasília).
Os criminosos foram presos pelos crimes de furto qualificado e organização criminosa. O grupo pretendia furtar mais de dez caminhonetes do mesmo modelo para atender demanda do crime organizado na região de fronteira.
A ação contou com o apoio da Delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados, da Polícia Civil de São Paulo, do Garras/MS e da Delegacia de Polícia de Maracaju.