Operação desta quarta-feira é resultado de uma apreensão de celulares em 2025
A operação Spectrum, deflagrada nesta quarta-feira (28/1), pela PF (Polícia Federal) em conjunto com a Receita Federal, com alvo em Dourados, Foz do Iguaçu (PR) e Trindade (GO), ocorre após a apreensão milionária de eletrônicos feita pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) em abril de 2025.
A reportagem apurou que os agentes federais estiveram em um endereço onde funcionaria uma transportadora, localizada na Rua Fernando Ferrari, na região da Vila Industrial, em Dourados. Até o momento, a Polícia Federal informou que armas foram apreendidas de um CAC (Colecionador, Atirador Depostivo e Caçador).
Sobre a apreensão ocorrida no ano passado, os policiais interceptaram uma carga de pelo menos 6 mil celulares escondidos num caminhão frigorífico que levaria carne suína de Dourados para Goiás. A carga foi avaliada em R$ 10 milhões.
Na época, comentou-se até que esse tipo de transporte é o mesmo utilizado por traficantes que atuam na fronteira Brasil – Paraguai, que usam Mato Grosso do Sul como rota para enviar entorpecentes a outros estados brasileiros.
Rafael de Souza Carvalho, delegado-chefe da Defron, informou naquele momento que o motorista do caminhão que levaria os celulares contrabandeados não foi encontrado.
A carga de eletrônicos foi encontrada por funcionários de uma empresa frigorífica, em Campo Grande, e foram eles quem acionaram a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira.
No compartimento, foram localizadas 175 caixas entre os paletes de carne suína embutida, todas lotadas de celulares sem documento fiscal. O caminhão utilizado para o transporte foi apreendido e encaminhado à sede da Defron, enquanto a carga lícita de produtos alimentícios permaneceu na sede da empresa.
A própria Defron, durante as investigações, apontam para a atuação de organização criminosa que utiliza veículos de transporte refrigerado para ocultar mercadorias ilícitas. A suspeita é de que os eletrônicos possam estar relacionados à lavagem de capitais oriundos do tráfico de drogas.